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Ao longo de quatro anos em produção, o tão aguardado Max Payne adiciona um novo aspecto de narrativa estilística ao jogo de tiro 3D baseado em ação. O jogo foi desenvolvido exclusivamente como uma aventura para um jogador e os designers da Remedy Entertainment da Finlândia se concentraram em criar uma experiência que fizesse os jogadores se preocuparem pelo menos tanto com o personagem principal quanto com os tempos de conclusão ou contagem de fragmentos. Dispositivos testados e comprovados de ficção popular e filme noir são empregados neste jogo de computador, atraindo o jogador para a história sombria por meio de motivações emocionantes de vingança e autopreservação. Tecnicamente, Max Payne oferece sua própria marca de estado gráficos e som de última geração. Ambientes detalhados e de alta resolução são deformáveis, à medida que as paredes ficam crivadas de buracos de bala de vários tamanhos e pedaços de papel, plástico, gesso e azulejos caem no chão, cada um de suas maneiras distintamente realistas. Reconhecidamente inspirado nas obras cinematográficas de John Woo e Sam Peckinpah, o jogo também aplica técnicas estilísticas emprestadas de filmes de ação, não apenas para aumentar o clima da história, mas também para melhorar a jogabilidade. Os tiroteios "bullet time" característicos do título podem ser jogados em câmera lenta para fornecer um efeito dramático familiar e também para permitir ao jogador a chance de se situar melhor e escolher os alvos principais no caos do chumbo voador. Embora o enredo ainda determine os eventos que precisam acontecer em cada missão e nível, o Max Payne foi projetado para permitir ao jogador decidir exatamente como os objetivos serão alcançados. Embora o jogo deva aderir à natureza linear de uma experiência baseada no enredo, ele também se esforça para permitir uma sensação envolvente de liberdade e controle por meio de um design de níveis expansivo. Áreas grandes e contínuas têm como objetivo oferecer ao jogador uma sensação de novo espaço para conquistar como achar melhor, seja se esgueirando metodicamente para evitar a detecção ou correndo rápida e violentamente através de um enxame de inimigos com ambas as armas em punho.